Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DOS EFEITOS DA RADIOFREQUENCIA FRACIONADA SOBRE A FLACIDEZ DE PELE DA PALPEBRA INFERIOR: UM ESTUDO PROSPECTIVO

Resumo

Introdução: A radiofrequência fracionada (RF) é uma tecnologia recentemente utilizada na área periorbital e tem por objetivo melhorar a flacidez da pele como resultado da neocolagênese, induzindo resposta tecidual dérmica seletiva, mantendo a epiderme intacta. Apesar da RF ter resultados inferiores que a correção cirúrgica, oferece melhora na qualidade da pele com pouco ou nenhum tempo de inatividade após o procedimento, e com riscos menores de alteração da pigmentação em comparação aos lasers. Porém, ainda há poucos estudos avaliando os reais efeitos da RF sobre a pálpebra inferior (PI).
Objetivo: Verificar os efeitos da RF sobre a qualidade da pele da região periorbitária, assim como a satisfação dos pacientes após o tratamento.
Método: Trata-se de um estudo comparativo, prospectivo e com intervenção. Foram incluídos, até o momento, 15 pacientes. A aplicação de RF é feita na região da pálpebra inferior, utilizando o aparelho Wavetronic 6000HF-FRAXX, com avaliações antes e após sete, 30 e 90 dias de cada aplicação. O critério de inclusão prevê a participação de pacientes com flacidez e excesso de pele nas PI e que não tenham realizado nenhum tratamento na área de estudo no período de 6 meses que antecedem a aplicação da RF. Não farão parte da amostra pacientes que realizaram procedimentos nas PI há menos de 6 meses, fototipo de Fitzpatrick acima de IV, tabagistas, gestantes, lactantes, portadores de melasma, doenças cicatriciais, imunológicas, endócrinas, coagulopatias e infecções ativas no local. A PI direita deve receber a primeira aplicação e a PI esquerda não receberá nenhum tipo de tratamento durante os 3 primeiros meses de acompanhamento, considerada o grupo controle. Após 3 meses, deve haver aplicação simultânea da RF nas PI e novamente após 3 meses será repetida aplicação apenas na PI esquerda. Serão obtidos dados demográficos dos participantes e variáveis clínicas. Para a análise objetiva dos dados, os pacientes serão fotodocumentados, captando-se imagens com padronização sistemática e obtidas com auxílio de câmera de 12 megapixels de aparelho celular modelo Iphone X. Todas as imagens captadas serão transferidas para um computador pessoal e analisadas utilizando o programa Fiji Software Imaje J. As avaliações serão feitas por um observador cego. A satisfação do paciente será analisada utilizando a aplicação de questionário formulado pela própria autora. Todos os dados serão transferidos para uma tabela Excel e receberão tratamento estatístico utilizando métodos descritivos e testes pareados.
Resultados parciais: até o presente momento, 15 pacientes foram incluídos na pesquisa. Todos os pacientes incluídos foram submetidos a aplicação de RF fracionada em PI direita e a aplicação do questionário de satisfação. O período de acompanhamento é de 90 dias após a aplicação da RF fracionada e até o momento 10 (66,65%) pacientes completaram o seguimento.
Conclusão: As aplicações FRAXX estão sendo realizadas e os resultados estão sendo documentados e tabelados para análise estatística.

Área

Plástica Ocular

Autores

AMANDA ALEXIA MATHEUS PIRES DE ALMEIDA