Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

Implante Intravitreo de Acetazolamida para Edema Macular Cistoide Pseudofácico

Resumo

O edema macular cistóide pseudofácico (EMCP) é definido como um edema macular cistóide que se desenvolve após uma cirurgia de catarata. Na prática de rotina, o EMCP é diagnosticado quando um doente refere uma diminuição recente da acuidade visual associada a um edema macular confirmado por OCT. Esta síndrome continua a ser a causa mais importante de deterioração da acuidade visual após cirurgia de catarata sem complicações. A incidência de PCME clínico é de 1% a 2%. Na maioria dos casos, resolve-se espontaneamente, mas também pode ocorrer persistência ou edema refratário. Existe uma grande variabilidade mas não há consenso quanto à forma de conduzir o tratamento do EMCP.
O objetivo do trabalho é testar a segurança da utilização intravítrea do implante de acetazolamida (260 mcg) no tratamento do edema macular cistóide refratário ou recidivante ou intolerante ao tratamento tradicional.
O implante contendo 260 μg de acetazolamida é colocado via pars plana na cavidade vítrea, usando uma cânula de trocarte de 25-gauge (Alcon, Fortworth, Texas). O seguimento é feito com exame oftalmológico, tomografia de coerência óptica, electrorretinograma e exames laboratoriais.
Já temos dois casos com seguimento de 6 meses. Em ambos os pacientes, não se verificaram alterações no electrorretinograma bem como nos exames laboratoriais. No primeiro paciente, houve redução progressiva do edema macular cistóide: a espessura do subcampo central no momento basal era de 605 μm e reduziu para 269 μm 6 meses após a inserção do implante. Esse paciente também apresentou 03 mmHg de redução da pressão da PIO no mesmo intervalo de tempo. No segundo paciente, houve uma redução de 400 μm no CSFT no primeiro mês.
Dessa forma, mostramos que a EMCP refratária ao tratamento convencional pode apresentar melhora após o implante intravítreo de acetazolamida. São necessários mais estudos e casos para confirmar estes primeiros resultados preliminares.

Área

Retina

Autores

ISABELA FRANCO VILLELA, RODRIGO JORGE