Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

ACURACIA DIAGNOSTICA DAS MEDIDAS COLORIMETRICAS DO NIVEL DE HEMOGLOBINA DO NERVO OPTICO NA TRIAGEM DE GLAUCOMA COM USO DE RETINOGRAFO PORTATIL.

Resumo

INTRODUÇÃO:

Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.
O diagnóstico inicial da doença muitas vezes não é facilmente realizado.
Um dos principais componentes relacionados à lesão glaucomatosa do nervo óptico é o vascular. A hipótese de que tecidos bem perfundidos apresentam bom nível de hemoglobina e boa oxigenação, e que a perda tecidual estaria relacionada a níveis reduzidos de hemoglobina, já foram avaliados anteriormente.
O programa RetinaLyze® (Laguna ONhE) apresenta-se como um método de avaliar CNO-Hb, de forma não invasiva, de baixo custo, através de colorimetria, utilizando inteligência artificial (machine learning), visando auxiliar no diagnóstico de glaucoma, além de utilizar uma simples retinografia para exercer sua análise.


OBJETIVO:

1. Verificar a concordância dos valores de GDF obtidos pelo software RetinaLyze® entre retinografias tomadas por retinógrafo padrão comercial e o retinógrafo portátil Eyer®;
2. Avaliar a acurácia diagnóstica dos valores de GDF obtidos pelo software RetinaLyze® entre retinografias tomadas desses dois modelos de retinográfos em amostra de pacientes com e sem glaucoma;
3. Comparar a acurácia diagnóstica para glaucoma dos valores de GDF obtidos pelo software RetinaLyze® a partir de imagens do retinógrafo portátil Eyer® com o diagnóstico dado por dois oftalmologistas, baseado nessas imagens isoladamente e com auxílio dos resultados dados pelo RetinaLyze®.


MÉTODOS:

Será realizado um estudo prospectivo no qual serão incluídos sujeitos maiores de 18 anos de ambos sexos, sendo 100 saudáveis e 100 com GPAA, totalizando uma amostra de 200 sujeitos, atendidos no Hospital das Clínicas, FMRP-USP.

a) Critérios de inclusão
o Pacientes com neuropatia óptica glaucomatosa associada a defeitos de campo visual compatíveis e ângulo aberto à gonioscopia.

- Participantes controle: pacientes apresentando PIO normal e ausência de neuropatia óptica glaucomatosa e de SAP sugestivo de glaucoma.


b) Critérios de exclusão
o Pacientes portadores de GPAF ou glaucomas secundários;
o Pacientes serão excluídos se apresentarem >33% de perda de fixação ou falso negativos ou >15% de falso positivos.
o Incapacidade de se obter Retinografia colorida de boa qualidade com retinógrafo portátil Eyer.


RESULTADOS:

Um estudo piloto comparou os valores de GDF obtidos pelo Laguna ONhE utilizando retinografias realizadas por retinógrafo convencional (Topcon®.) e retinográfo portátil (Eyer ®) em 49 pacientes, sendo 13 pacientes com diagnóstico de GPAA e 36 pacientes saudáveis.
Observou-se uma forte correlação de 0,81 (IC95%: 0,72 a 0,87) do GDF ao se analisar ambos os olhos; ao se avaliar somente o olho direito foi encontrada correlação de 0,82 (IC95%: 0,69 a 0,90); e ao se avaliar somente o olho esquerdo, foi observado correlação de 0,79 (IC95%: 065 a 0,88). A área abaixo da ROC, comparando os resultados de GDF das retinografias com o diagnóstico de clínico de especialista, para imagens do retinógrafo convencional foi de 0,85 (IC95%: 0,73 a 0,98; p<0,001) e pelo Eyer foi de 0,93 (IC95%: 0,85 a 1,00; p<0,001).


CONCLUSÃO:
Diante do exposto, da elevada morbidade da doença e necessidade de diagnóstico preciso e precoce, propomos avaliar o desempenho do programa RetinaLyze® (Laguna ONhE), um método não invasivo, de baixo custo, através da detecção dos níveis de hemoglobina por colorimetria, utilizando inteligência artificial (machine learning), por meio de retinografias obtidas por retinógrafo portátil Eyer®, na triagem de pacientes com de GPAA.




Área

Glaucoma

Autores

IVAN PEDRO CARDEAL, JAYTER SILVA PAULA