Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

RETCAM VERSUS OFTALMOSCOPIA BINOCULAR INDIRETA

Resumo

Introdução: A Retinopatia da prematuridade (ROP) é doença vascular da retina que afeta recém-nascidos prematuros extremos com baixo peso ao nascer, baixa idade gestacional, oxigenoterapia suplementar, sepse. A proposta da telemedicina que é método potencial para expandir a triagem ROP com interpretação remota da fotografia digital da retina para avaliação por um oftalmologista treinado para detecção precoce de ROP. As imagens digitais podem ser obtidas por não oftalmologistas, como enfermeiras treinadas na UTI neonatal
Objetivo: Verificar a sensibilidade e a especificidade da avaliação por Telemedicina de retinografias obtidas por um profissional paramédico com auxilio do RETCAM para o rastreio de retinopatia da prematuridade.
Metodologia: Todos os recém-nascidos prematuros com PN inferior a 1500 gramas serão convidados a participar do estudo. Os recém-nascidos terão ambos os olhos fotografados por um técnico de enfermagem com auxílio de uma câmera retinografia (RETCAM). Os mesmos também serão examinados no mesmo dia sob midríase por um oftalmologista especialista em retina e vítreo utilizando-se um oftalmoscópio binocular indireto. Os exames retinograficos serão examinados a distância, de forma mascarada por 2 especialistas em Retina e Vítreo. Será verificada a presença ou ausência de Retinopatia. Caso presente, o avaliador mascarado deverá classificar a Retinopatia (Graus I-V) e também classificar com relação a presença ou não de doença plus.
Resultados: Até o momento, foram avaliados 96 RN cujos exames foram incluídos no presente analise, sendo esses 45% do sexo masculino e 55% sexo feminino, com uma média de peso ao nascer de 1,090 gramas. As imagens ainda não foram analisadas pelo avaliador mascarado.
Conclusão: Estima-se que as imagens obtidas por um profissional não médico através do RETCAM sejam eficazes e confiáveis para detecção e classificação da retinopatia da prematuridade quando comparadas ao exame tradicional com OBI realizado por um médico.

Área

Retina

Autores

DENISE FABBRIS, JULIANA VIEIRA, RODRIGO JORGE, LETÍCIA PACCOLA