Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DOS ANTIGLAUCOMATOSOS TOPICOS NAS GLANDULAS DE MEIBOMIUS: REVISAO SISTEMATICA COM METANALISE.

Resumo

Introdução:
A síndrome do olho seco tem elevada prevalência e é caracterizada por deficiência na produção da lágrima ou excesso de sua evaporação, associada à inflamação da superfície ocular. Dentre os fatores de risco para a síndrome do olho seco, o uso de colírios antiglaucomatosos tem ganhado importância, tendo a doença da superfície ocular prevalência de 42% nestes usuários.
Estudos demonstram que o uso de colírios antiglaucomatosos altera a morfologia e função das glândulas meibomianas, porém detalhes do mecanismo fisiopatológico não estão bem elucidados. Considerando a relevância das glândulas de Meibomius na fisiopatologia do olho seco, com consequências na qualidade de vida do paciente com glaucoma, é interessante se verificar a associação direta entre o uso de colírios antiglaucomatosos e alterações nas glândulas meibomianas.
Objetivos:
Verificar a associação entre o uso de colírios antiglaucomatosos e alterações estruturais e funcionais nas glândulas de Meibomius por meio de revisão sistemática com metanálise.
Métodos:
Foi realizada revisão sistemática dos estudos que abordavam a associação entre o uso de colírios antiglaucomatosos e alterações estruturais e funcionais das glândulas de Meibomius, nas bases MEDLINE, Cochrane Central Register, Pubmed e EMBASE, até janeiro de 2023, seguindo o protocolo PRISMA, utilizando-se os descritores: “glaucoma”,”treatment”, “therapy” "meibomian gland”, “meibomian gland disfunction”, “meibomian gland desease”. Para o desfecho primário foram avaliados parâmetros estruturais e funcionais relacionados a glândulas de Meibomius em usuários de colírios antiglaucomatosos e controles, por no mínimo 6 meses. O desfecho secundário abrangeu os resultados observados na superfície ocular desses sujeitos.
Resultados:
Este trabalho compreendeu 1622 pacientes de 17 estudos. Foram incluídas para metanálise sete variáveis relacionadas à avaliação das glândulas de Meibomius [três estruturais: anormalidades da margem palpebral (AMP), meibo score e linha Marx; quatro funcionais: meibum score, meibum quality, expressibilidade e obstrução da glândula] e dois parâmetros relacionados à superfície ocular [tempo de quebra do filme lacrimal (TQFL) e teste de Schirmer (TS)]. As seguintes variáveis tiveram valores significativamente mais elevados (p<0,001) entre os pacientes em tratamento tópico: AMP, meibo score, meibum score, meibum quality e expressibilidade. O TS com anestésico apresentou menores valores em pacientes comparado aos controles (p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa na avaliação da variável TS sem anestésico. Na análise do subgrupo “monoterapia prostaglandina versus monoterapia não prostaglandina”, “meibo score” apresentou índices mais elevados dentre os usuários de prostaglandinas (p<0,05) e no subgrupo “prostaglandinas com conservantes versus sem conservantes”, “tempo de quebra do filme lacrimal” apresentou valores mais reduzidos no grupo com conservantes (p<0,05).

Conclusão
Pacientes usuários de colírios antiglaucomatosos apresentaram alterações da superfície ocular e da estrutura e função das glândulas de Meibomius. Estes achados apontam a potencial relação das piores condições de superfície ocular entre os pacientes glaucomatosos usuários de colírios com a disfunção das glândulas de Meibomius.

Área

Glaucoma

Autores

BRUNA CASCALDI, ANTERO PINTO CARDOSO FILHO, GUSTAVO VIANI ARRUDA, EDUARDO MELANI ROCHA, JAYTER SILVA PAULA