Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

METASTASE INTRA OCULAR DE ORIGEM PULMONAR - RELATO DE CASO

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO
O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE CASO QUE ABORDA UMA PACIENTE, FEMININA, 59 ANOS, QUE DEU ENTRADA NO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL DA CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, COM QUADRO DE BAIXA ACUIDADE VISUAL E ESCOTOMA NASAL EM VISÃO MONOCULAR DE OLHO ESQUERDO (OE) DE PIORA PROGRESSIVA HÁ 4 DIAS.
AO EXAME A ACUIDADE VISUAL SEM CORREÇÃO DE OLHO DIREITO (OD) ERA DE 0,8 E OE DE 0,2. NA BIOMICROSCOPIA NÃO FORAM EVIDENCIADOS ALTERAÇÕES EM AMBOS OLHOS (AO). NA OFTALMOSCOPIA BINOCULAR INDIRETA FOI OBSERVADO EM OD: VÍTREO LIMPO, NERVO ÓPTICO (NO) COM PALIDEZ TEMPORAL DISCRETA, BEM DELIMITADO COM ESCAVAÇÃO DE 0,5, MÁCULA COM BRILHO PRESERVADO, COM DEPÓSITOS AMARELADOS EM POLO POSTERIOR (PP), VASOS COM CONTORNOS FISIOLÓGICOS, RETINA APLICADA E SEM LESÕES. EM OE: VÍTREO LIMPO, NO COM PALIDEZ TEMPORAL DISCRETA BEM DELIMITADO COM ESCAVAÇÃO DE 0,5, MÁCULA COM BRILHO REDUZIDO, COM DEPÓSITOS AMARELADOS EM PP, VASOS COM CONTORNOS FISIOLÓGICOS, RETINA APLICADA COM ÁREA DE ABAULAMENTO EM REGIÃO TEMPORAL DE ASPECTO DE LESÃO SUB-RETINIANA.
SOLICITADO TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC) DE CRÂNIO E ÓRBITAS ONDE FOI OBSERVADO LESÃO INTRA OCULAR HIPERCAPTANTE SUB-RETINIANA TEMPORAL EM OE, SEM SINAIS INFILTRATIVOS AO EXAME, CORRESPONDENTE A LESÃO OBSERVADA EM FUNDO DE OLHO (FO).
PACIENTE ESTAVA EM ACOMPANHAMENTO COM EQUIPE DE PNEUMOLOGIA QUE ESTAVA INVESTIGANDO QUADRO DE TOSSE SECA ASSOCIADA A DISPNEIA INICIADO EM JANEIRO DESTE ANO (2023). A EQUIPE SOLICITOU TC DE TÓRAX, ONDE FOI EVIDENCIADA UMA LESÃO PULMONAR. SOLICITADA BIÓPSIA DO NÓDULO CUJO RESULTADO AINDA NÃO TINHA SIDO DIVULGADO ATÉ O MOMENTO DA CONSULTA (CARCINOMA EPITELIAL DE PADRÃO NÃO PEQUENAS CÉLULAS).
SOLICITADO ULTRASSONOGRAFIA (USG) DE ÓRBITA, TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT) E RETINOGRAFIA COM LASER. NO USG DE ÓRBITA ESQUERDA FOI VISUALIZADO MASSA OVALADA COM BORDAS HIPERECOGÊNICAS E CENTRO HIPOECOGÊNICOS NÃO INFILTRATIVA SUB RETINIANA COM DIÂMETROS DE 11,23MM X 5,49 MM.
NA OCT DE OE VEMOS NO CORTE CENTRAL DEPÓSITOS SUB RETINIANOS, ALTERAÇÕES CONDIZENTES COM FUNDUS FLAVIMACULATUS E EM REGIÃO TEMPORAL, OBSERVADO LESÃO TUMORAL RESTRITA A COROIDE REALIZANDO EFEITO DE MASSA SOBRE A RETINA, COM RETINA APLICADA AO EXAME. 
NA RETINOGRAFIA VEMOS ABAULAMENTO SUB RETINIANO EM REGIÃO TEMPORAL SEM ALTERAÇÕES RETINIANAS ADJACENTES.

DISCUSSÃO
AS METÁSTASES ORBITÁRIAS CORRESPONDEM AO PRINCIPAL TUMOR MALIGNO EM ADULTOS, SENDO MAIS COMUNS EM MULHERES IDOSAS. GERALMENTE SE LOCALIZAM NA COROIDE, SENDO MENOS FREQUENTE NA ÍRIS E NO CORPO CILIAR. EM CERCA DE 25% DOS CASOS PODE SER A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DA NEOPLASIA SISTÊMICA. OS PRINCIPAIS SÍTIOS PRIMÁRIOS SÃO CARCINOMA DE MAMA, PULMÃO E PRÓSTATA.
COMO A PACIENTE SE ENCONTRAVA EM INVESTIGAÇÃO DE NÓDULO PULMONAR EM QUE A BIÓPSIA TARDIAMENTE REVELOU CARCINOMA PULMONAR, EM CONJUNTO COM A EPIDEMIOLOGIA DOS TUMORES PULMONARES E DOS TUMORES MALIGNOS DA ÓRBITA, DEMOS O DIAGNÓSTICO EPIDEMIOLÓGICO E RADIOLÓGICO DA LESÃO COMO METÁSTASE INTRA OCULAR SECUNDÁRIO AO CARCINOMA PULMONAR.

COMENTÁRIOS FINAIS
ESTE CASO DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DE UM EXAME FÍSICO COMPLETO NA OFTALMOLOGIA. O FO NESSE RELATO DE CASO SERVIU TANTO PARA DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR, COMO TAMBÉM PARA MANEJO E PROGNÓSTICO DA PACIENTE, VISTO QUE A METÁSTASE INTRA OCULAR PODE CERCEAR FORMAS DE TRATAMENTO. O EXAME DE FO PODE SER UM ALIADO IMPORTANTE NO EXAME DE RASTREIO DE NEOPLASIAS, POR SER UM EXAME SIMPLES, NÃO INVASIVO, BARATO E DE FÁCIL ACESSO. 




Área

Oncologia

Autores

RAFAEL SOARES RIBEIRO, RAFAEL MONTANHOLI MARTINS, LAISA FERRAZ DE ARRUDA, RODRIGO JORGE, MARIEL SOUZA NATIVIDADE