Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA DE CELULAS ESCAMOSAS DE CONJUNTIVA (CEEC) RAPIDAMENTO PROGRESSIVO E INVASIVO EM PACIENTE PORTADORA DE HIV

Resumo

Paciente do sexo feminino, portadora de HIV com uso irregular de TARV, em seguimento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em ambulatório de Doenças Oculares Externas, devido CEEC conjuntival a direita há cerca de 1 ano. Fazia uso de colírio 5-fluoracil 0,5%, 4 vezes ao dia, enquanto aguardava na fila para exérese cirúrgica. O procedimento seria feito sedação profunda, já que possui déficit cognitivo e ansiedade. O tempo de seguimento clínico foi longo, devido a paciente ter faltado 2 vezes para exérese da lesão. Durante este período, a lesão tinha dimensões de 5,0mm(V) x 7,0mm(H). Porém, retornou em fevereiro de 2023 após 3 meses da última consulta, apresentando um aumento de tamanho repentino, de grande monta e com restrição de motilidade ocular. Diante disso, foi indicado exenteração de órbita direita em decorrência da invasão local (escleral e dos músculos retos medial, inferior e temporal), associado a radioterapia adjuvante. Não obstante, a paciente evoluiu com CEEC conjuntival a esquerda após o tratamento, o que mostra agressividade e possível pré-disposição sistêmica em pacientes com imunodeficiência.
O objetivo deste relato visa reforçar a informação sobre tais casos de associação de imunossupressão com carcinoma de células escamosas. Pois, já é sabido que este tumor apresenta comportamento indolente, crescendo progressivamente de forma lenta, sem causar metástases. Porém, em pacientes imunossuprimidos, pode ter progressão rápida com invasão da órbita, uma das áreas mais nobre do corpo humano, trazendo grande prejuízo estético, psicológico, laboral e eventual risco à vida.
Concluo que, baseado neste caso e em relatos de casos semelhantes na literatura, o tratamento definitivo de pacientes com carcinoma de células escamosas associado imunodeficiência, deve ser feito com celeridade, optando pela exérese com prioridade, a fim de, evitar um crescimento repentino e invasão local.

Área

Superfície Ocular

Autores

MATEUS CALORI DE SOUSA, MAYRA FERNANDA SANDOVAL FAGUNDES, VALERIA BATISTA BORECK SEKI, MARIEL SOUZA NATIVIDADE, MARIEL SOUZA NATIVIDADE